top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Shaieli Roedel

Toxina botulínica, mitos e verdades

Mas primeiro, o que é Botox?

Botox é o nome da toxina botulínica tipo A, é amplamente utilizado em tratamentos estéticos e terapêuticos para reduzir rugas e linhas de expressão, além de tratar diversas condições médicas.

O botox age bloqueando a liberação de um neurotransmissor responsável pela contração muscular, impedindo a transmissão dos impulsos nervosos, sendo assim resultando na redução de rugas e linhas de expressão.

Imagem de antes e depois de um procedimento de toxina botulínica

Resultados e duração

Os efeitos do botox começam a ser visíveis em 3 a 5 dias, com resultados completos em cerca de duas semanas. Os efeitos duram de 3 a 6 meses, após os quais o tratamento pode ser repetido.


Lembrando que o botox não ajuda somente na parte estética, o maior resultado muitas vezes é o aumento da autoestima e confiança do paciente, que é nítido em sua vida pessoal e profissional.


Agora iremos explorar alguns dos principais mitos e verdades sobre o queridinho do momento, o famoso botox.


O Botox  deixa o rosto sem expressão?

Mito. Quando aplicada corretamente por um profissional qualificado, a toxina botulínica suaviza rugas e linhas de expressão sem comprometer a naturalidade das expressões faciais. Problemas geralmente ocorrem com dosagens incorretas ou aplicação inadequada.


Botox é tóxico ou perigoso?

Mito. A toxina botulínica é segura quando usada nas doses corretas e administrada por profissionais treinados. A quantidade usada em tratamentos médicos e estéticos são muito pequenas, controladas e seguras para nosso uso.


Qualquer profissional pode aplicar botox?

Mito. Aplicar toxina botulínica requer conhecimento anatômico detalhado e habilidades médicas específicas. Apenas profissionais de saúde treinados devem realizar esses procedimentos.


Importância do treinamento e certificação

Independente da profissão, é crucial que qualquer pessoa que administre a toxina botulínica receba treinamento extensivo sobre a técnica, anatomia facial e gerenciamento de possíveis complicações. Certificações e qualificações adequadas garantem a segurança e a eficácia do procedimento.


Recomendações:


Para quem deseja fazer o tratamento com a aplicação de botox, é essencial escolher um profissional qualificado, e se possível, consultar exemplos de outros pacientes para garantir a qualidade e a segurança do tratamento. Você pode acompanhar resultados incríveis clicando aqui no link do instagram da Dra. Shaieli Roedel.


Agora vamos para algumas verdades sobre o botox.


Imagem de antes e depois do procedimento de botox

Botox é usado para mais do que apenas estética?

Verdade. Além de suavizar rugas, a toxina botulínica é utilizada para tratar várias condições médicas, como enxaquecas crônicas, espasmos musculares, bruxismo e inclusive pode ajudar muito com a melhora da autoestima e confiança.


Os efeitos do Botox são temporários?

Verdade. Os efeitos da toxina botulínica duram, em média, de 3 a 6 meses. Após esse período, os músculos gradualmente retornam ao seu estado original, e as rugas podem reaparecer.


O uso de botox pode prevenir rugas?

Verdade. Quando usado preventivamente, a toxina botulínica pode ajudar a retardar a formação de rugas, pois impede a contração muscular que causa essas linhas de expressão.


Existem efeitos colaterais?

Verdade. Embora raros, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como dor no local da injeção, dor de cabeça.


Antes e depois de procedimentos de toxina botulínica

Antes e depois de uma paciente que realizou tratamento com toxina botulínica

Botox antes dos 30?

Sim, o botox pode ser realizado antes dos 30 conforme a necessidade individual de cada paciente, algumas pessoas são naturalmente mais expressivas e ao reduzir a atividade muscular responsável pelas expressões faciais repetitivas, é possível retardar ou até evitar a formação de rugas estáticas. As rugas dinâmicas, que são causadas pela contração muscular, podem, com o tempo, transformar-se em rugas estáticas, que permanecem visíveis mesmo quando os músculos estão em repouso.


O uso preventivo do botox representa uma evolução na abordagem dos cuidados estéticos, permitindo que pacientes jovens preservem sua aparência natural e retardem os sinais do envelhecimento. Com uma aplicação criteriosa e personalizada, o botox pode ser um aliado poderoso na manutenção da juventude da pele, refletindo um cuidado antecipado e eficaz com a estética facial.


No entanto, é crucial que a aplicação do botox seja administrada por profissionais qualificados para garantir a eficácia e a segurança do paciente e do procedimento.


Paciente aplicou botox na região da testa. Antes e depois do procedimento.

Aplicação de Botox para Homens

A estrutura facial masculina difere significativamente da feminina, especialmente na musculatura e espessura da pele. Homens geralmente possuem músculos faciais mais fortes e uma pele mais espessa, o que pode exigir doses maiores ou técnicas de aplicação específicas para obter resultados naturais e eficazes.


Devido à musculatura mais forte, os profissionais podem adotar uma técnica de injeção diferente, como pontos de aplicação e profundidade da injeção. A quantidade de unidades de Botox necessárias pode ser maior em homens para alcançar os mesmos efeitos vistos em mulheres.


Você tem o desejo de iniciar o tratamento com o botox?


Então lhe convido a fazer uma consulta com a Dra. Shaieli Roedel, que é expert na área e está sempre comprometida em oferecer o melhor de seu trabalho para você se sentir cada vez melhor consigo mesmo.


Aqui neste link você poderá tirar outras dúvidas sobre o botox.

Comments


bottom of page